Pacientes de todo o Brasil, estão enfrentando dificuldades para receberem o medicamento infliximabe 100 mg nas farmácias de alto custo. Entre os meses de março a maio de 2022, o Movimento Medicamento no Tempo Certo, recebeu o relato de 1461 pacientes que declararam a indisponibilidade de infliximabe nas farmácias de alto custo. Mais de 40% relatam rupturas no tratamento superior a 60 dias, período que representa um grande impacto no tratamento de doenças crônicas e evolutivas como a artrite reumatoide, espondilite anquilosante, retocolite ulcerativa e doença de crohn.
Questionamos ao Ministério da Saúde e fomos informados em março de 2022 que “até o 1º trimestre de 2022, o Ministério da Saúde havia enviado para as Secretarias Estaduais de Saúde, toda a quantidade de infliximabe 100 mg solicitada”, ou seja, segundo o Ministério da Saúde o abastecimento de infliximabe está regular. No entanto, segundo o controle social, os pacientes do SUS que dependem de infliximabe encontram-se com sérias dificuldades de abastecimento.
Devido às dificuldades de obter resposta do Ministério da Saúde, buscamos informações com os fornecedores de Infliximabe 100 mg que possuem contratos ativos com o Ministério da Saúde, para compra e fornecimento centralizado. Atualmente o Ministério da Saúde possui 2 fornecedores de infliximabe 100 mg, a Bio Manguinhos e a Celltrion.
Solicitamos informações aos fabricantes que são atuais fornecedores de infliximabe 100 mg para o Ministério da Saúde, e no dia 18 de maio de 2022, recebemos a resposta da Janssen Cilag Farmacêutica, Bio-Manguinhos e Bionovis, confira:
“A parceria para o Infliximabe originador, composta por Bio-Manguinhos/FIOCRUZ e pelas empresas Bionovis e Janssen, iniciou o fornecimento para o Ministério da Saúde (MS) em 2015. Até este momento, esta PDP (Parceria de Desenvolvimento Produtivo) foi responsável pelo fornecimento de toda a demanda de infliximabe, garantindo o abastecimento do Ministério da Saúde e o atendimento aos pacientes do SUS. O último pedido de infliximabe foi realizado pelo Ministério da Saúde à PDP em 17/12/2021, conforme termo de execução descentralizada (TED) n. 77/2021. Este pedido representa um total de 232.407 unidades. As entregas da última parcela desse quantitativo ocorreram para todos os Estados entes da Federação e DF desde 04/05/2022 até 17/05/2022, com exceção do Acre, que tem entrega prevista para a próxima semana.”
Segundo o último pregão de infliximabe 100 mg do Ministério da Saúde (142/2021), a Celltrion fornecerá ao SUS, o total de 339.749 ampolas de infliximabe 100mg, com previsão de entrega inicial de 45% deste quantitativo no prazo de 30 dias após a assinatura do contrato que foi realizado em maio de 2022, sendo previsto que as entregas do infliximabe 100 mg – biossimilar produzido pela Celltrion, comecem a chegar aos pacientes à partir de junho de 2022.
Não temos informações sobre a situação da compra de infliximabe 100 mg da parceria público privada (PDP) entre Janssen Cilag Farmacêutica, Bio-Manguinhos e Bionovis, pois este tipo de contrato não é realizado via pregão eletrônico, portanto não se trata de uma informação pública.
Informamos que, após a entrega realizada por Janssen Cilag Farmacêutica, Bio-Manguinhos e Bionovi em maio de 2022, o abastecimento do quantitativo de seu contrato foi entregue e todos os Estados brasileiro foram abastecido. Diante disso, orientamos aos pacientes que ainda se encontram sem o medicamento, a procurarem sua unidade de atendimento para solicitar o restabelecimento do fornecimento.
Seguimos aguardando respostas e esclarecimento do Ministério da Saúde, tanto sobre a regularização no fornecimento de infliximabe 100 mg, quanto às questões de intercambialidade e farmacovigilância com o uso de duas marcas de infliximabe 100 mg sendo fornecidas simultaneamente no SUS. Ressaltamos ainda que a troca da marca do infkiximabe não deve acontecer durante o tratamento, exceto mediante autorização médica, portanto se você for retirar o infliximabe e receber uma marca que não estava sendo utilizada, converse com o seu médico e realize o registro da troca na ouvidoria do SUS pelo Disque Saúde 136.
Faça parte do Movimento Medicamento no Tempo Certo
Visando atualizar estes dados, o Movimento Medicamento no Tempo Certo, solicita a sua ajuda:
Se você não está recebendo seu medicamento do SUS ou do plano de saúde, solicitamos que preencha o formulário de registro de falta de medicamentos de 2022, somente com seu relato e os dados reportados, podemos pressionar os órgãos governamentais para a regularização do fornecimento.
Se você preencheu nosso formulário e voltou a ficar sem medicamentos, solicitamos que preencha novamente.
Participe preenchendo o formulário disponível em: https://pt.surveymonkey.com/r/faltademedicamentos2022 e ajude a tornar público a falta de medicamentos essenciais para o tratamento de doenças crônicas, no SUS e no Plano de Saúde.
MTC é um projeto coordenado pelo Grupo de Apoio ao Paciente Reumático Brasil, Biored Brasil e Grupo Encontrar.