A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex), realizou, uma capacitação para todos os funcionários das 16 unidades. O objetivo foi a atualização de alguns protocolos, a partir da inclusão de mais sete medicamentos.
Foram realizadas palestras com os temas “Câncer de mama – acompanhamento farmacoterapêutico”; “Protocolo de artrite reumatóide” e “Protocolo de polineuropatia amilodoitica familiar”.
“Essas capacitações são necessárias para fortalecer a assistência farmacêutica no estado com o principal objetivo de facilitar o acesso ao medicamento, fazendo com que a população inicie o tratamento mais rápido e seguro, tendo assim um resultado satisfatório”, disse a diretora geral do Cedmex, Gilcélia Ribera.
Do final de 2018 até o momento, estão sendo ofertados pelo Cedmex mais sete medicamentos: Análogo de insulina de ação rápida (Diabetes Mellitus Tipo I); Fumarato de dimetila e Teriflunomida (Esclerose Múltipla); Tofacitinibe (Artrite Reumatoide); Secuquinumabe (Espondilite Anquilosante e Artrite Psoriásica); Idursulfase (Mucopolissacaridose Tipo I) e Laronidase (Mucopolissacaridose Tipo II).
Com os novos medicamentos, atualmente, são dispensados 244. Ainda estão previstos para o terceiro trimestre mais quatro novos medicamentos: Enoxaparina 40mg (Trombofilia Gestacional); Levitiracetam 100mg/ml (epilepsia); Memantina 10 mg (Doença de Alzheimer) e Rasagilina 1mg (Doença de Parkinson).
O Cedmex atende, atualmente, 61 mil pacientes em todo o estado. A sede funciona em João Pessoa, na Avenida Maximiano Figueiredo 453, centro. Telefone: 3218-5900.
Além da sede, existem mais 15 unidades, sendo mais três na capital; uma em Pombal; uma em Campina Grande; uma em Cajazeiras; uma em Sousa; uma em Patos; uma em Guarabira; uma em Catolé do Rocha; uma em Princesa Isabel; uma em Piancó; uma em Itabaiana; uma em Cuité e uma em Monteiro.
Durante a qualificação, foram entregues 42 computadores para todas as unidades do Cedmex, no estado, resultado de uma parceria com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT). “Tudo que vem para agregar será bem vindo e ajudará no atendimento ao usuário, que, muitas vezes, procura o serviço em busca de atenção qualificada”, observou a coordenadora da unidade de Campina Grande, Hilce Santiago.
Fonte: Paraiba On Line