Algumas doenças como a artrite reumatoide podem causar grandes impactos na vida dos pacientes. Elas trazem dores e outras complicações como a dificuldade de locomoção.
É possível minimizar esse quadro e proporcionar bem-estar utilizando técnicas de fisioterapia de baixo impacto. Além disso, existem outros procedimentos que podem melhorar a qualidade de vida. Veja!
O que é artrite reumatoide?
A artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica autoimune. As inflamações afetam a pele, órgãos, tecidos, músculos, pulmões, vasos sanguíneos e outros.
As articulações também são alvos frequentes, principalmente a membrana sinovial. Isso faz com que o tecido sinovial se prolifere de forma descontrolada e afeta a cartilagem a destruindo, provoque danos aos tendões e ligamentos e causa a erosão óssea.
Como resultado, o paciente passa a apresentar sintomas que podem ter períodos de melhora e piora. Dentre eles está a rigidez articular, artrite, nódulos reumatoides e alterações radiográficas.
Benefícios da hidroterapia para artrite reumatoide
A hidroterapia é uma modalidade que combina a água com recursos terapêuticos e dessa forma proporciona benefícios.
Essa técnica é utilizada há muitos anos, há relatos de povos que utilizavam a hidroterapia desde 2.400 a.C com a intenção de cura. Desde então a técnica vem sendo difundida e aprimorada para proporcionar bem-estar físico e psicológico.
Conheça alguns deles!
Redução do peso corporal
Quando os exercícios são feitos na água, ocorre uma redução de cerca de 25% do peso corporal. Isso facilita os movimentos, pois, ficam mais leves e exigem menos esforço do corpo.
Além disso, a pessoa não tem medo de sofrer quedas, o que facilita para que ela realize os movimentos.
Os exercícios dentro da água também proporcionam a perda de peso, isso faz com que haja redução de impacto nas articulações.
Baixo impacto nas articulações
Por conta do peso diminuir, as articulações não ficam tão prejudicadas com os movimentos. Isso evita que haja uma maior degradação das musculatura, ossos e outras partes do corpo que podem estar prejudicadas. Além disso, o colágeno protege as articulações já que não é tão utilizado.
Melhora da circulação sanguínea
A hidroterapia quando realizada em águas quentes promove a melhora da circulação sanguínea. Isso auxilia para que a artrite reumatoide não avance tão rápido.
Diminuição das dores
Os exercícios realizados na hidroterapia ajudam no fortalecimento muscular e são de baixo impacto. Quando combinados com a água conseguem reduzir as dores provocadas pela doença.
Causa relaxamento muscular
A água tem a propriedade de relaxar a musculatura que pode estar enrijecida por conta da doença. Isso faz com que todo o corpo relaxa e ajuda a diminuir as dores.
Fortalece a musculatura
Por ser um doença inflamatória, a artrite reumatoide causa dores e leva a perda muscular. A hidroterapia, por meio de exercícios leves, ajuda no fortalecimento e ganho muscular. Durante as sessões a pessoa consegue recuperar o que a doença prejudicou, isso resulta em maior ganho de força.
Ganho de amplitude nos movimentos
Os comprometimentos que a artrite reumatoide causa faz com que haja a redução dos movimentos. A hidroterapia ajuda na recuperação gradual desses, fazendo com que haja amplitude.
Aos poucos a pessoa volta a ganhar confiança para se deslocar e consegue ter um pouco mais de autonomia.
Ganhos psicológicos
A hidroterapia consegue proporcionar ganhos psicológicos ao paciente que normalmente está com essa parte comprometida.
Existe a socialização, pois, os exercícios são feitos em grupo ou com um terapeuta. Há uma redução da tensão e o bem-estar é promovido assim com a auto estima com os ganhos proporcionados pela terapia.
Outras maneiras de tratar a artrite reumatoide
A hidroterapia traz uma série de benefícios para tratar a artrite reumatoide, mas é uma terapia que pode ser combinada. Quando aliada a outros tratamentos pode proporcionar uma melhora mais rápida do paciente.
Uma alimentação equilibrada ajuda a manter o peso sem forçar a musculatura. Além disso, pode contribuir com a produção de colágeno que protege as articulações. Este forma uma espécie de escudo para que os ossos não sofram atrito.
A prática de exercícios diversos também é recomendada uma vez que ajudam a evitar que a doença progrida. Entretanto, durante as crises é recomendado repouso para que o corpo possa se recuperar.
O uso de medicamentos para a diminuição das dores, inflamações e inchaço pode ser recomendado pelo médico. Nesse caso, ele analisará a situação de cada paciente para prescrever o tratamento mais adequado.
A artrite reumatoide é uma doença degenerativa e que causa dores, mas os benefícios da hidroterapia podem melhorar a qualidade de vida.
Por: Jeniffer Elaina, do site PlanoDeSaude.net.