Disponível no programa de boa parte das academias, as aulas de jump podem ser excelentes aliadas para quem deseja se livrar dos quilinhos a mais, fazer amigos e ainda se divertir. O exercício é bastante contagiante e feito em cima de uma mini cama elástica. Consiste em executar diferentes tipos de coreografias, dando pequenos saltos e acelerados os movimentos ao som de músicas com batidas ritmadas e dançantes.
Quem ainda não se encaixou nos espaços tradicionais das academias, como a sala de musculação, tem tudo para encontrar na aula de jump. Sobretudo porque não é uma atividade monótonas, feita em grupo e cheia de alegria e descontração.
Principais benefícios do jump:
Queima muitas calorias
Como as aulas de Jump são bastante intensas, é possível mandar embora quase mil calorias. Tudo depende do tempo de duração das aulas e da intensidade com a qual o praticante executa os movimentos. Pode ser alternativa de treino aeróbico, em substituição às convencionais esteiras e bicicletas ergométricas.
Tonifica a musculatura
Todos os músculos são trabalhados ao longo desse exercício – sobretudo as pernas, abdômen e região dos glúteos. Os saltos realizados na minicama elástica atuam como uma espécie de drenagem linfática, eliminado a gordura e enrijecendo o corpo, deixando-o mais bonito e tonificado.
Previne doenças
Praticado com regularidade, em longo prazo, o Jump atua na melhora da saúde e imunidade como um todo. A modalidade, assim como todos os exercícios, ajuda a prevenir diversos tipos de doenças, especialmente as crônicas, como obesidade, diabetes, hipertensão, osteoporose, artrite, artrose e doenças cardiovasculares.
Melhora a disposição e vitalidade
Depois das animadas sessões de Jump, os praticantes costumam se sentir bem dispostos e revigorados. Uma vez que esse completo exercício ajuda a ganhar bastante energia para encarar os afazeres da rotina diária com mais facilidade e disposição.
Combate o estresse e a depressão
Com o exercício, o corpo passa a liberar substâncias, a exemplo da serotonina e endorfina, chamados “hormônios da felicidade”, que contribuem para deixar a pessoa bem-humorada, relaxada e satisfeita consigo mesma. Como o Jump é uma atividade física muito interativa, enérgica e realizada com ritmos bem animados, esse exercício é excelente para quem sofre de estresse e a depressão, dois grandes males da vida moderna.
Fonte: JC – UOL