Comissão debate desabastecimento de medicamentos em hospitais e farmácias
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promove audiência pública na terça-feira (12) para discutir o desabastecimento de diversos medicamentos nas redes pública e privada de saúde.
A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), autora do requerimento para a realização da audiência, disse que hospitais e farmácias de vários estados têm relatado falta de medicamentos, sendo alguns básicos, como dipirona, antibióticos, soro fisiológico e também remédios de alto custo, para doenças como lúpus, Guillain-Barré e Crohn.
“A Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplantes (ABCDT) teria notificado o Ministério da Saúde sobre a falta de frascos de soro fisiológico, insumo necessário para o tratamento de diálise”, disse a deputada.
Entre os motivos para o desabastecimento, segundo ela, estariam os problemas no fornecimento pelo Ministério da Saúde e dificuldades de importação de insumos por causa da guerra na Ucrânia, do lockdown na China e movimentos de protesto de funcionários em portos e aeroportos.
O debate será realizado às 10 horas, no plenário 7, e poderá ser acompanhado ao vivo pelo e-Democracia. Clique no link para acompanhar e participar online: https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/2838/
Debatedores
1) ANDRÉ FRANCISCO IGNÁCIO (Confirmado)
Presidente
Associação Brasileira da Indústria de Soluções Parenterais- ABRASP
2) REPRESENTANTE Ministério da Saúde
3) REPRESENTANTE Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos – CMED
4) ROMILSON DE ALMEIDA VOLOTÃO (Confirmado)
Secretário Executivo da Câmara de Regulação de Mercado de Medicamentos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA
5) TARCÍSIO STEFFEN (Confirmado)
Presidente
Associação dos Centros de Nefrología de Santa Catarina – ASCENE
6) YUSSIF ALI MERE JUNIOR (Confirmado)
Presidente
Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplantes (ABCDT)
Fonte: Agência Câmara de Notícias