A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica de causa desconhecida e que pode afetar diversas articulações causando edema, dor, vermelhidão e calor. Quando em estado inflamatório, as articulações provocam rigidez matinal e um extremo desconforto. Mas com o avanço da doença pode haver deformidades e destruição da cartilagem, incapacitando a pessoa para a realização até mesmo das mais simples tarefas do dia a dia.
A doença que provoca muitas dores e atinge mais de dois milhões de brasileiros é tema de uma das conferências do 39° Congresso Brasileiro de Reumatologia. Durante o desenrolar do evento, no dia 9 de setembro, o Dr. Claiton Viegas Brenol (RS) trará uma revisão anual das principais atualizações e estudos científicos referentes à Artrite Reumatoide. Entre elas, os avanços terapêuticos, as novidades no manejo da doença, além das últimas diretrizes das principais sociedades científicas.
Também fazem parte de sua apresentação tópicos envolvendo a fisiopatogênese, ou seja, as condições observadas durante os diferentes estágios de evolução da doença e, também os biomarcadores, que são indicadores das funções normais ou patológicas de um organismo.
Sobre a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)
A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) é uma associação civil científica de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 15 de julho de 1949, na cidade do Rio de Janeiro, pelos médicos Herrera Ramos, Waldemar Bianchi, Pedro Nava, Israel Bonomo, Décio Olinto e outros, tendo mantido desde então sua tradição científica, acompanhando e promovendo o desenvolvimento da especialidade no Brasil e com um importante papel também internacional, especialmente entre os países da América Latina. Filiada à Associação Médica Brasileira, conta em torno de 2 mil associados, congrega 26 sociedades regionais estaduais, assessorias e comissões científicas e representações em associações nacionais e internacionais e junto ao Ministério da Saúde.
Fonte: Assessoria de Imprensa