A inflamação que afeta as articulações pode manifestar-se de cinco formas distintas.
A artrite é uma inflamação multifatorial que afeta as articulações. As causas para o seu aparecimento são muitas, podendo os genes, o estilo de vida e o meio ambiente contribuir para a doença.
Ao todo, existem mais de 100 tipos de artrites, todos eles classificados de acordo com a zona do corpo que afetam, com a intensidade da dor que provocam e com a idade do paciente. Sim, a artrite tanto pode afetar um jovem adolescente como uma pessoa em idade avançada.
De acordo com o site da Fox News, são cinco os tipos de artrites mais comuns. Ei-los:
Artrites reumatoide – Trata-se de uma doença autoimune caraterizada pelo ataque do sistema imunitário às partes do corpo sustentadas por articulações, deixando-as inflamadas. Este tipo de artrite causa dores severas e prolongadas sobretudo nas mãos e nas pernas e provoca ainda uma sensação de calor ao toque na zona afetada. A fadiga, a falta de apetite e a perda de peso são outros sinais a ter em atenção.
Osteoartrose – Este tipo de artrite deve-se, em grande parte, ao avançar da idade, a lesões e à obesidade, caraterizando-se pelo desgaste ou rompimento de uma articulação. As pessoas que sofrem desta doença tendem a sentir rigidez na zona afeta ao longo do dia ou nos períodos de maior pausa, dor (especialmente ao caminhar ou ao mudar de posição) e inchaço e calor na zona afetada.
Gota – Os homens são mais afetados e este tipo de artrite tem o ácido úrico como a principal causa. Enquanto os outros tipos de artrite são crónicos – isto é, os sintomas constantes -, na gota é possível verificar-se uma remissão por vezes e depois uma ressurgimento do problema, lê-se na publicação. Inchaço, vermelhão, dor intensa e calor são os sintomas mais comuns, sendo o dedo grande do pé, o tornozelo e o joelho as regiões do corpo mais afetadas.
Artrite juvenil – Também de origem auto-imune, este é o nome que se dá a artrite que afeta jovens com menos de 16 anos, não sendo a causa desta doença ainda clara aos olhos da ciência. O corpo pode ser afetado como um todo e os sintomas são os mesmos que já mencionamos acima. Febre, irritação e problemas de visão são outros sinais aos quais os pais devem prestar atenção.
Artrite psoriática – Tal como o nome indica, este tipo de artrite tem a psoríase como base. Esta doença auto-imune é capaz de afetar não só a pele, como também aumentar os marcadores inflamatórios e, com isso, ‘magoar’ as articulações, especialmente as das mãos e pés.