Agência Nacional de Saúde de Suplementar (ANS) realizou, no dia 7/3, um evento virtual sobre a Tomada Pública de Subsídios para as Linhas de Cuidado Prioritárias na Saúde Suplementar, tendo como foco a jornada do paciente. O encontro teve como objetivo ampliar a discussão sobre o desenvolvimento das ações voltadas aos fluxos assistenciais com planejamentos terapêuticos em diferentes níveis de atenção aos beneficiários do setor.
O diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Maurício Nunes, abriu o encontro agradecendo a participação e o interesse de todos. “Nosso objetivo é trazer informação e esclarecer as dúvidas sobre as linhas de cuidado prioritárias na saúde suplementar. Tivemos mais de 800 inscritos nesse evento, entre representantes de operadoras, prestadores de serviços, sociedades médicas, associações de especialistas em saúde e da sociedade civil, entre outros. Isso demonstra a relevância do tema”, ressaltou.
Ele ainda registrou a presença do vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Marco Túlio Aguiar, e do coordenador do projeto Cuidado Integral pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Eno Dias de Castro Filho, que compartilharam suas experiências e participaram de um amplo debate sobre o tema do encontro virtual.
A diretora-adjunta Angélica Carvalho destacou em sua apresentação que o contexto pós-pandemia reforçou a necessidade de harmonizar as demandas do paciente, a prescrição médica e a sustentabilidade do setor. “Pelo desenho das linhas de cuidado prioritárias na saúde suplementar, com foco no beneficiário, adquire-se maior previsibilidade no atendimento, confiança nas relações comerciais e reduz-se o risco setorial”, afirmou.
Envio de propostas até 30/6
A Tomada Pública de Subsídios (TPS) das Linhas de Cuidado Prioritárias na Saúde Suplementar tem o objetivo de reunir contribuições para a reorganização do cuidado em saúde para a melhoria da qualidade assistencial no setor.
Para participar e enviar uma proposta é necessário preencher o formulário que está disponível na página da TPS 2 no site da ANS, seguindo os critérios estabelecidos pela Nota Técnica 4/2023/DIRAD-DIDES/DIDES, além dos documentos descritivos das linhas de cuidado, que devem ser enviados em formatos de texto, planilha e PDF, até 30/6/2024.
O desenho da linha de cuidados deve ser orientado de acordo com os diferentes níveis de atenção (primária, ambulatorial especializada, hospitalar e domiciliar), preferencialmente, incluindo: promoção da saúde; prevenção de riscos; agravos e doenças; rastreamento e diagnóstico precoce; diagnóstico; tratamento; reabilitação; cuidados paliativos e cuidados de final de vida, abrangendo toda a jornada do paciente.
Para assistir ao evento na íntegra, basta clicar no link a seguir: TPS das Linhas de Cuidado Prioritárias na Saúde Suplementar
Fonte: Assessoria de Imprensa