Os estudos de fase 3 avaliarão mais de 4 mil pacientes com artrite reumatoide de moderada a grave. O Brasil fará parte do programa com cerca de 100 pacientes
A companhia biofarmacêutica global AbbVie anunciou o início de amplo programa de estudos em fase 3 para observar o uso de seu novo tratamento para artrite reumatoide, a segunda geração de um inibidor seletivo oral de JAK1, proteína que desempenha papel importante no processo inflamatório da artrite reumatoide. Este programa incluirá pacientes adultos que apresentaram resposta inadequada aos tratamentos com as chamadas “DMARDs” (drogas modificadoras do curso da doença) sintéticas ou biológicas, além de pacientes virgens de tratamento com metotrexato.
Pacientes brasileiros de centros de pesquisas em Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo participarão do estudo.
“Nós aproveitamos nossa experiência em reumatologia e imunologia para suprir necessidades não atendidas de pacientes que convivem com doenças autoimunes, inclusive aqueles que não respondem aos padrões atuais de tratamento”, afirma Scott Brun, vice-presidente de desenvolvimento farmacêutico da AbbVie.
Esta opção de tratamento em estudo é um agente oral que seletivamente inibe a proteína JAK1, que desempenha papel importante no processo inflamatório da artrite reumatoide. Também estão em andamento estudos de fase 2 com esta opção terapêutica para o tratamento de doença de Crohn, outra doença autoimune.
Sobre a AbbVie – A AbbVie é uma companhia biofarmacêutica global, que tem a pesquisa como base e foi formada em 2013, a partir de sua separação da Abbott. A missão da companhia é usar seu conhecimento, equipe dedicada e abordagem única em inovação, para desenvolver e comercializar terapias avançadas que atendam necessidades de algumas das doenças mais complexas e sérias do mundo. Junto com sua subsidiária Pharmacyclics, a AbbVie emprega mais de 28.000 pessoas em todo o mundo e comercializa seus medicamentos em mais de 170 países. Para mais informações sobre a companhia, sua equipe, portfólio e compromissos, acesse www.abbvie.com. Siga @abbvie no Twitter ou conheça nossas oportunidades de carreira em nossas páginas no Facebook ou LinkedIn.
No Brasil, a AbbVie iniciou suas operações no começo de 2014 e atualmente tem cerca de 400 colaboradores. Suas áreas de atuação incluem imunologia, neonatologia, virologia, anestesiologia, endocrinologia e nefrologia. Atualmente, entre suas diversas áreas de especialidade, a AbbVie desenvolve 18 estudos clínicos, que incluem mais de 1500 pacientes e 100 centros de pesquisa.