O paciente obeso tem maior predisposição para o desenvolvimento de diversas doenças como hipertensão, diabetes, dislipidemia, infarto e é claro, problemas relacionados as articulações dos membros inferiores e coluna.
Cada quilo acima do peso ideal, corresponde a mais 04 quilos de carga sobre os joelhos.
Riscos da obesidade para o joelho
Ao elevar o nível de estresse sobre os joelhos, ocorre uma progressiva degeneração da cartilagem articular e de outras fibrocartilagens como os meniscos. Esta degeneração é progressiva e com o passar dos anos leva ao surgimento da osteoartrose, o que gera dor e limitação da capacidade física e funcional do indivíduo.
Sintomas do sobrepeso sobre o joelho
Com a obesidade estressando ainda mais o joelho, uma série de sintomas podem aparecer concomitantemente, como:
- – Dores em outras articulações, como tornozelo e quadril;
- – Problemas relacionados a má postura, como dores na lombar;
- – Inchaço e rigidez;
- – Outras doenças sistêmicas relacionadas a obesidade e consequente sedentarismo.
Tratamento
Além do tratamento voltado para a redução de peso para controlar os efeitos da obesidade, existem formas de recuperar a saúde das articulações do seu joelho.
Procurar um nutricionista é fundamental para que o tratamento da obesidade seja efetivo. Em alguns casos, a própria cirurgia bariátrica será indicada. Também será necessário o apoio de fisioterapeutas e educadores físicos para realizar esta transformação do seu organismo e melhorar a sua qualidade de vida. Se você tem interesse que eu indique algum desses profissionais, pode me pedir pois tenho excelentes para indicar
Fonte: Tratamento do Joelho.