Confira abaixo algumas sugestões de posições sexuais para facilitar dores nas articulações.
Falar de sexo é complicado por natureza. As pessoas dão risada, ficam vermelhas, se ofendem. Agora imagina abordar esse tópico quando as articulações do corpo — essenciais para realizar os movimentos na cama — são prejudicadas por artrite reumatoide, lúpus, psoríase e companhia limitada. “O paciente não se sente à vontade e nós não temos preparo para conversar sobre o tema”, admite a médica Lícia da Mota, da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).
Levantamentos realizados no Hospital Universitário de Brasília e na Universidade Federal do Pará mostram que mais de 60% dos indivíduos com as juntas acometidas sofrem com algum tipo de disfunção sexual. Apesar de taxas tão elevadas, são poucos aqueles que fazem perguntas ou levam as queixas para o doutor.
Confira abaixo algumas sugestões de posições sexuais elaboradas pelo Centro de Artrite do Reino Unido. Elas inclusive serviram de base para a criação do guia brasileiro:
Posição 1
Boa para quem colocou uma prótese no quadril. A mulher deita com os joelhos dobrados. O homem vai por cima, com os braços esticados. É possível colocar travesseiros embaixo das pernas como suporte.
Posição 2
Boa para mulheres com problemas nos joelhos, nas costas ou no quadril. A mulher deita com um travesseiro debaixo do quadril e das coxas. O homem deita por cima com as pernas abertas e suporta o peso do corpo com os braços e os joelhos.
Posição 3
Boa para mulheres com problemas no quadril. Os dois deitam de lado, com o homem por trás. A mulher pode colocar um travesseiro entre os joelhos, se julgar necessário.
Posição 4
Boa para mulher com problemas no quadril ou nos joelhos. A mulher deita de costas na beira da cada, com os pés no chão. O homem fica de joelhos no chão.
Posição 5
Boa para mulheres que têm dificuldade em esticar os joelhos ou o quadril. A mulher deita de costas com os joelhos cruzados por cima do corpo do homem.
Posição 6
Boa para homens com problemas nos joelhos. O homem deita de costas e a mulher se ajoelha sob ele. Não é indicada caso a parceira tenha feito cirurgia de reposição do quadril.
Posição 7
Boa para homens com problemas nas costas. Os dois se deitam de lado, um de frente para o outro. As coxas dos parceiros se cruzam.
Posição 8
Boa para quem tem problemas em se ajoelhar. Os dois parceiros ficam de pé, com a mulher de costas para o homem. Ela apoia os braços em algum móvel para ficar confortável.
Posição 9
Boa para mulheres com problemas no quadril. A mulher se ajoelha no chão e fica com o tórax apoiado na cama ou em algum móvel.
Fonte: Portal 10