quinta-feira, março 28, 2024

Hospital Geral de Palmas, no Tocantins, tem falta ou risco de falta de quase 30 medicamentos

Saúde Estadual disse que tem processos de aquisição abertos, mas que alguns não têm fornecedores interessados ou atraso na entrega

Quase 30 medicamentos estão em falta ou com risco de falta no Hospital Geral de Palmas (HGP), conforme uma denúncia recebida pelo Jornal do Tocantins. Nesta listas está em falta medicamento em comprimido, via oral ou ainda endovenosa.

Entre os itens em falta estão remédios para dores ou febre como o dipirona em comprimidos e em gotas, no caso do paracetamol falta o produto em comprimido. Estão na lista enviada ao JTO o buscopan comprimido e o omeprazol usado para problemas no aparelho digestivo.

O complexo B em endovenosa também está em falta na unidade hospitalar. Outro remédio cotidiano na rotina hospitalar está em falta à lidocaína, medicamento anestésico.

A lista ainda traz medicamentos utilizados em tratamentos de doenças graves como câncer, insuficiência cardíaca e compulsão. Acesse o gráfico e confira a lista:

Em nota ao JTO, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) disse que devido a pandemia da Covid-19 ainda segue com dificuldade de realizar aquisições de alguns medicamentos e insumos. Essa situação é comum também no Governo Federal e em outros Estados.

A Saúde Estadual disse que tem processos abertos para aquisições de todos os medicamentos da lista enviada à pasta para conferência.

Entretanto, alguns desses remédios têm os processos “fracassados – sem fornecedores interessados -; outros há demora na entrega da mercadoria e uns tem, inclusive, pedido de desistência, por parte dos fornecedores, por terem dificuldades em atender ao pedido”, escreveu em nota.

Ainda na nota, a SES disse que mesmo com as faltas consideradas pontuais pela secretaria os pacientes são acolhidos e estão assistidos por medicamentos similares, que atendem seus quadros clínicos.

Fonte: Jornal do Tocantins.

Priscila Torres

Priscila Torres

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

Relacionados Artigos

Próximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes