terça-feira, abril 23, 2024

Cinco sinais da Doença de Crohn para você monitorar

A Doença de Crohn é uma doença crônica de causa desconhecida que desencadeia uma uma inflamação no trato gastrointestinal e geralmente afeta a parte inferior do corpo, normalmente o intestino delgado e o intestino grosso, segundo a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn.

Apesar de haver tratamento através de medicamentos que reduzem a inflamação e controlam os sintomas, não há cura para a Doença de Crohn. A gravidade dos sintomas surge de acordo com o grau de inflamação e pode levar meses ou até anos para o paciente perceber, por isso, é importante ficar de olho em alguns sintomas da doença.

Fique atento a cinco sinais da Doença de Crohn

Diarreia intensa

O principal sintoma da Doença de Crohn acaba sendo crises de diarreia em um grau bastante intenso. Esse costuma ser o primeiro sinal da condição e, como está ligado a uma série de outras doenças e infecções, pode passar despercebido. No entanto, é importante procurar um médico caso sofra com diarreia.

Sangramento nas fezes

O sangramento na hora de defecar também é bastante comum em pacientes com a doença. Nesse caso ele pode ou não estar presente junto com a diarreia. O sangramento é um sinal de infecção e não deve ser ignorado. Além disso, esse sintoma pode ainda vir acompanhado de uma forte dor na região.

Dor abdominal

Estamos falando de uma doença que atinge principalmente a região dos intestinos, por isso, dor abdominal também é um forte indício da Doença de Crohn. Assim como os outros sintomas, a dor pode aparecer durante algumas crises da doença e desaparecer completamente depois, mas é importante ficar atento.

Febre

Mais um sintoma comum de outras doenças, a febre, sem que o paciente esteja gripado ou com sintomas de outras doenças, deve ser investigada. “Em pacientes gravemente afetados e com sintomas como sangramento, dor abdominal e exames de imagem ou endoscopia anormais, o diagnóstico é bastante fácil de ser feito. No entanto, muitos pacientes apresentam sintomas mais sutis”, explica o médico do Jeffrey Tokazewski para a Penn Family Medicine Gibbsboro.

Perda de peso sem razão aparente

Perder peso de forma repentina e sem uma mudança de hábitos alimentares ou rotina de exercícios também deve ser investigado. Um dos sinais da Doença de Crohn, a perda de peso também pode estar acompanhada da perda de apetite.

Tratamento

O tratamento da Doença de Crohn consiste principalmente em um controle dos sintomas fazendo alterações nos hábitos alimentares, como evitar fibras e derivados de leite, e utilizar remédios durante as crises da doença, esses medicamentos ajudam na redução da inflamação. Em casos severos podem ser necessárias cirurgias para remover partes do intestino. Lembrando: em caso se sintomas, não se esqueça de procurar um médico.

Referências: Eat This, Not ThatABCDCrohn FondationSBCP

Fonte: Olhar Digital.

Priscila Torres

Priscila Torres

Jornalista, motivada pelo diagnóstico de artrite reumatoide aos 26 anos, “Patient Advocacy”, Arthritis Consumer, presidente do Grupo EncontrAR, vice-presidente do Grupar-RP, idealizadora dos Blogueiros da Saúde, eterna mobilizadora social em prol da qualidade de vida das pessoas com doenças crônicas no Brasil.

Relacionados Artigos

Próximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Fale Conosco
Suporte aos Pacientes
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes