Grupo de Apoio aos Pacientes Reumáticos no Brasil

EncontrAR participa da "IEEPO 2013"

0

“Paciente capacitado é um apoio para o Médico” essa é a frase que ficou marcada na IEEPO 2013.

Nos dias, 05 e 06 de Março/2013, o EncontrAR-SP e GRUPAR-RP, participamos da IEEPO 2013 “International Experience Exchange for Patient Organizations” (Intercâmbio Internacional de Experiências de Associações de Pacientes), o evento aconteceu em Zurich/Suiça, coordenado pela Sra. Mary Baker que de forma agradável e muito bem organizada conduziu os dois dias de conhecimentos.

Evento reuniu um total de 118 participantes, dos quais 15 do Brasil, e no seguimento das doenças reumáticas estavam representados pelas ONGs “GRUPAR-RP, GARCE, GRUPAL, EncontrAR” e ONGs de outros seguimentos, tais como Instituto Oncoguia, ABRALE, FEMAMA, Viva Maria,Grupo Otimismo, GADA, entre outros.

Os seguimentos das ONGs presentes eram dos mais diversos, o que nos permitiu aprender a realidade de outros seguimentos e ampliar a nossa visão de líder.

Os temas abordados, foram direcionados para a atenção ao paciente como um todo, politicas públicas, acesso aos cuidados a saúde, estigma do paciente acometido pela doença, formas de diminuir o estigma e aumentar a auto-estima, ferramentas de como uma organização de paciente pode influenciar e melhorar desde aceitação da doença, melhor adesão ao tratamento médico proposto.

Durante a IEEPO pudemos ter contato com diversas outras ONGs que trabalham como pacientes reumáticos, entre elas a FNUG “Fundação Nacional de Jovens com Artrite” que realiza um trabalho com jovens com artrite, um trabalho muito legal e parecido com o nosso do EncontrAR, visitem o site deles www.fnug.dk. Conhecemos ainda o trabalho da CONARTRITIS  www.conartritis.org e pudemos ainda compartilhar grande trocas de experiências com a ANDAR www.andar-reuma.pt, pude conhecer pessoalmente a presidente da ANDAR, Sra. Arsisete e a diretora secretária Sra. Maria da Luz, a ANDAR foi uma das primeiras ONGs de remato que eu seguia quando virei paciente e conhecer pessoalmente as pessoas que fazem a ANDAR foi um grande prazer. Conhecer também a dificuldade que vive Portugal contada por quem está vivendo e enfrentando grandes dificuldades até mesmo de acesso a medicamentos essenciais para o tratamento das doenças reumáticas, foi realmente enriquecedor.

E como o EncontrAR não tem fronteiras, pudemos ainda, conhecer uma pessoa que acolhemos no grupo, que mora na Suiça e foi até o hotel e realizamos um encontrinho com a Simone Mullichi.

Assim como eu, os participantes da IEEPO 2013, voltaram para seus países cheios de idéias inovadoras.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: